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Nos dias de hoje é um desafio descrever o cliente actual, estas são algumas das respostas que frequentemente ouvimos:
- Os clientes estão cada vez mais sofisticados e sensíveis ao preço;
- Dispõem de pouco tempo e querem melhor acessibilidade;
- Vêm que os fornecedores oferecem produtos cada vez mais parecidos;
- São menos sensíveis às marcas e estão dispostos a aceitar as marcas dos grossistas genéricos;
- Esperam o máximo do serviço;
- São cada vez menos leais aos fornecedores;
Até que ponto os instrumentos de marketing estão a cumprir a sua função na maioria das empresas?
- Os seus produtos não são muito diferentes da concorrência;
- Estão a pôr de parte uma série de serviços onerosos e incentivos de venda;
- A realidade é que os concorrentes conseguem acompanhar os preços;
- A publicidade está a ficar mais cara e menos eficaz;
- Está a gastar-se demasiado na promoção de vendas;
- Os custos da força de vendas estão a aumenta;
Tudo isto significa que as empresas estão a enfrentar desafios de peso na tentativa de melhorarem a sua posição no mercado.
Quais as estratégias mais adequadas?
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