Mensagens populares

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Workshop "Small Business - Boas Práticas Empresariais"


No passado dia 29/12/2010, realizou-se o Workshop "Small Business - Boas Práticas Empresariais", no centro empresarial Maquijig em Palmela. Após convite, a Inbusiness foi umas das empresas oradoras, aceitando o desafio, pois consideramos que as boas práticas são fundamentais para o desenvolvimento sustentados dos pequenos negócios.
É fundamental que estas, não se cinjam às grandes empresas, pois num mercado cada vez mais competitivo, com uma concorrência muito forte, as micro empresas e PME's têm de estar preparadas para chegar primeiro ao cliente, de forma organizada e sustentada, não pondo em causa a sua sobrevivência.
A palavra de ordem tem de ser organizar para crescer, diferenciar para chegar primeiro, inovar para ter vantagem competitiva.
A Inbusiness teve oportunidade de mostrar que através de um gabinete de marketing forte, um micro negócio poderá, com custos perfeitamente adaptados à sua dimensão, ganhar estas vantagens competitivas, estando presente no mercado de forma sustentada a médio longo prazo.

Carlos Crispim

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A importância da estupidez na comunicação



Diz-se que o sexo vende. Pois sou da opinião que a estupidez vende tanto ou mais.

O projecto Yorn (uma solução aparentemente estúpida)foi um absoluto sucesso. A campanha dos Sumólicos Anónimos outro.

São muitos os projectos tendencialmente organizados e lógicos, onde a tentação das pessoas de se levarem demasiado a sério redunda num tremendo bloqueio do ponto de vista criativo e frequentemente em insucesso e mediania.

A normalidade está ao alcance de todos, o brilhantismo dos talentosos, a estupidez ao alcance de quem quer. De quem não tem medo dela.

O facto é que a estupidez, a boa estupidez, aquela que é baseada na necessidade de interpretar o mundo em que vivemos e lidar com isso, é única na sua capacidade de descontextualizar e voltar a contextualizar com novo valor um dado objecto de trabalho. O facto é que ao mesmo tempo que a solução estúpida nos aparece como tábua de salvação criativa, o sentimento de estupidez é também absolutamente fundamental para que nós possamos evoluir revelando sentido crítico, especialmente quando estamos a desbravar matérias fora da nossa zona de conforto.

Na ciência, e depois de ler um artigo que me passou pelos olhos do jornal “Cell Science”, a estupidez enquanto ignorância é o combustível da investigação - “Estupidez produtiva significa ser ignorante por escolha.(…) Concentrarmo-nos em coisas importantes coloca-nos na posição estranha de ser ignorantes. Uma das coisas mais belas da ciência é que nos permite vagabundear, errando constantemente, e fazer-nos sentir perfeitamente bem com isso, desde que aprendamos qualquer coisa em cada erro.” - Martin A. Schwartz - Department of Microbiology, University of Virginia.